quarta-feira, 20 de março de 2019

VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS - UM PROBLEMA DE TODA A SOCIEDADE



Todas as vezes que se instala uma onda de violência, a primeira coisa que as escolas buscam melhorar: o sistema de segurança, instalação de câmeras, treinamento de emergência aos alunos, entre outros. Mas a pergunta que fica é: o que faz com que uma criança entre em sua escola com a intenção de prejudicar as pessoas lá dentro? Nas escolas aprendemos a ler, a fazer cálculos, a conhecer nossa história, mas não aprendemos a ler nossas angústias, a lidar com nossos impulsos mais primitivos, e também a lidar com o medo, a raiva, e com o sentimento de frustração de nem sempre ter aquilo que queremos, ou de receber um não, situação essas que muitos adolescentes não sabem processar muito bem.

Aliar a Psicologia à Educação, é criar um laço forte para um processo educacional muito mais holístico e completo, que envolve emoção e cognição simultaneamente. Da mesma forma que nosso cérebro possui um lado envolvido em processos de raciocínio e lógica, e outro envolvido no processo emocional e instintivo, que se complementam o tempo todo, o processo educacional também precisa integrar a educação emocional em sala de aula, de forma profissional e não amadora, com a intenção de preparar seres humanos para a vida. Algumas escolas se utilizam de palestras uma ou duas vezes ao ano para falar sobre temas ligados à emoções e comportamento. Mas será que uma ou duas horas somente serão suficientes para educar alguém emocionalmente? Jamais. É preciso um programa continuado, um trabalho de longo prazo, com frequência, assim como qualquer outro treinamento ou curso técnico. Profissionais psicólogos, treinamentos frequentes sobre saúde emocional, leituras, redes de apoio, dinâmicas, atividades, orientações específicas e profissionais especializados podem ajudar a identificar crianças em risco de violência escolar e educar os professores e as crianças sobre como lidar com esse tipo de comportamento.

Alguns podem achar que esse vai ser um fardo a mais para os professores. Mas não, a missão é para profissionais habilitados que possam treiná-los para isso. A Psicologia tem que deixar de ser vista pelas pessoas e instituições como um ‘’luxo’’, ou como uma profissão necessária somente em casos especiais, onde algum transtorno ou distúrbio já está instalado. Nas escolas hoje é imprescindível projetos e programas de treinamento para professores e equipes pedagógicas, que preencham dois objetivos básicos. O primeiro, é o de promover a saúde mental e emocional dos professores, afim de que eles saibam lidar com os desafios diários ligados à profissão. O segundo, para que eles possam, após assimilar esse conhecimento para si, disseminar o conteúdo em sala de aula de forma que possibilite o crescimento e amadurecimento dos alunos como seres humanos. As crianças devem aprender habilidades para se expressar positivamente e estratégias para resolver conflitos, por meio de grupos de discussões que falem sobre emoções e situações de vida. Uma criança que não está sozinha com seus problemas tem menos probabilidade de agir negativamente.

Outro público fundamental que precisa entrar nesse processo de educação emocional: os pais. Criar e educar filhos é um dos trabalhos mais difíceis do mundo. Os pais precisam ferramentas para lidar com a raiva, a depressão e os problemas sociais das crianças, compreender o comportamento dos filhos, aprender habilidades de comunicação positivas e como lidar com situações difíceis em casa, bem como orientações de como monitorar o uso das mídias, computadores e celulares afim de restringir o acesso a materiais negativos. Às vezes os pais são resistentes a se envolver porque temem que o problema de uma criança seja culpa deles. No entanto, o objetivo não é culpa-los, muito menos sobrecarregar escolas e professores, mas sim ensinar técnicas que possam ajudar crianças e adolescentes a se comportarem melhor no mundo de hoje.


Sálua Omais é psicóloga e professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tendo sido a 1º profissional a implantar, no estado de Mato Grosso do Sul, a disciplina de Felicidade & Inteligência Emocional como parte da grade acadêmicaPossui Mestrado em Psicologia da Saúde e Saúde Mental, Master Coach e Master Trainer em Psicologia Positiva pela European Positive Psychology Academy, Educadora Certificada pela Positive Discipline Association (USA), Trainer em Neurossemântica e Programação Neurolinguística pela International Society of Neurossemantics (USA). É autora dos livros "Jogos de Azar" (Ed. Juruá/2008) e "Manual de Psicologia Positiva" (Ed. Qualitymark/2018). 



ACESSE MAIS CONTEÚDOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário