segunda-feira, 18 de dezembro de 2017

MOTIVAÇÃO: POR QUE UNS POSSUEM MAIS E OUTROS MENOS?

Resultado de imagem para MOTIVATED PERSON

Motivação é um tema complexo que envolve diversas variáveis. Forças biológicas, emocionais, sociais e cognitivas são alguns dos elementos que podem ou não, ativar nossos comportamentos. A palavra “motivação” é frequentemente usada para descrever por que uma pessoa faz alguma coisa, referindo-se a fatores que ativam, direcionam e sustentam o comportamento a algum objetivo, podendo esses fatores serem necessidades ou desejos, que acabam direcionando nossas ações. Mas o que exatamente está por trás de nossas motivações? 

Qualquer um que já teve um objetivo, como por exemplo emagrecer, ou passar em um concurso ou prova, provavelmente já percebeu que simplesmente ter o desejo de realizar algo não é suficiente – apesar de alguns “gurus” tentarem nos convencer disso. Desejar algo, requer muito mais do que simplesmente a força do pensamento, mas sobretudo, a capacidade de persistir ao aparecerem os obstáculos e ter a resistência para suportá-los e continuar no caminho, apesar das dificuldades. As pessoas possuem diferentes personalidades, e isso também influencia na motivação. Alguns são mais propensos ao desafio, à emoção, à aventura, enquanto outros já são mais propensos a se motivar em situações ligadas à tranquilidade, ao relaxamento. 

A motivação ainda pode estar ligada a alguns instintos humanos, como o medo, o amor, a insegurança financeira, a competitividade, o ego, a fome, a doença, a dor, e outras necessidades ligadas à sobrevivência. O problema é que aqueles que se motivam somente pelas necessidades básicas, tendem a abandonar seus objetivos assim que conseguem satisfazê-las, e por isso, não dão continuidade por perder a empolgação ao longo do tempo. Existem pessoas que são motivadas pela “dor” ou melhor dizendo pelos “problemas”. São aqueles que só fazem algo quando já não existe outra alternativa. Outros, no entanto, conseguem se motivar por um sentido maior, por algum propósito mais duradouro que lhe traz satisfação, independentemente dos resultados. A motivação externa, ou extrínseca, é aquela onde a pessoa é motivada por algum tipo de recompensa externa, como dinheiro, elogios, prêmios, reconhecimento social, enquanto na motivação intrínseca, a pessoa faz algo simplesmente por fazer, por pura satisfação pessoal, ou seja, a gratificação vem da própria atividade, e não das vantagens que aquilo pode lhe trazer financeira ou socialmente. 

Resultado de imagem para MOTIVATED PERSONExistem alguns componentes envolvidos na motivação: ativação, persistência e intensidade. A ativação envolve a decisão de iniciar um comportamento, tomar um primeiro passo que já começa a criar um vínculo com aquele objetivo, como por exemplo, fazer a matrícula em uma academia ou em um curso. Persistência é o esforço contínuo em direção ao objetivo, a continuidade, a capacidade de não parar, nem desistir no meio do caminho, independente do que aconteça, como por exemplo, quando a pessoa continua frequentando a academia, mesmo não vendo resultados imediatos na balança, ou então, continua investindo em cursos e na educação, mesmo que isso exija investimento de tempo, energia e recursos financeiros. Outro elemento fundamental na motivação, e algo que poucos tem, é a intensidade, o comprometimento, a concentração, o esforço e a energia que as pessoas investem naquilo que fazem. E nesse quesito, ganham aqueles que dão mais de si, que trabalham mais, que estudam mais, que sacrificam muitas vezes o lazer em prol de algo mais importante a longo prazo. Intensidade também envolve energia, entusiasmo pela vida e pelo trabalho, um misto de energia física e psicológica ao mesmo tempo. Dificuldades todos tem, porém, enquanto uns reclamam delas, outros as enfrentam naturalmente, sem se desesperar, nem se desanimar.

Sálua Omais é psicóloga e professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tendo sido a 1º profissional a implantar, no estado de Mato Grosso do Sul, a disciplina de Felicidade & Inteligência Emocional como parte da grade acadêmicaPossui Mestrado em Psicologia da Saúde e Saúde Mental, Master Coach e Master Trainer em Psicologia Positiva pela European Positive Psychology Academy, Educadora Certificada pela Positive Discipline Association (USA), Trainer em Neurossemântica e Programação Neurolinguística pela International Society of Neurossemantics (USA). É autora dos livros "Jogos de Azar" (Ed. Juruá/2008) e "Manual de Psicologia Positiva" (Ed. Qualitymark/2018). 



ACESSE MAIS CONTEÚDOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário