sexta-feira, 27 de outubro de 2017

FELICIDADE NO TRABALHO – O QUE FAZER PARA TORNAR O AMBIENTE DE TRABALHO MAIS POSITIVO



Uma das grandes demandas das empresas hoje é que, de maneira geral, o compromisso e o engajamento de algumas pessoas no ambiente de trabalho é constantemente baixo e não existe nenhuma motivação. A apatia e falta de produtividade provêm da insatisfação, a qual, algumas vezes está ligada ao baixo nível de responsabilidade do empregado, e, outras vezes, está ligada ao descaso do empregador e à desvalorização de talentos inexplorados.


Não há nada pior para a produtividade, a realização pessoal e a satisfação no trabalho do que trabalhar em um ambiente de negatividade, desmotivação e apatia. O campo da Psicologia Positiva reconhece isso e vem explorando quais as formas de trabalhar em uma cultura organizacional podem potencialmente aumentar a produtividade e o capital humano.

A primeira dica é: contrate as pessoas certas, ou seja, aquelas que estejam intrinsecamente motivadas para estar na empresa. Encontre pessoas apaixonadas pelo trabalho, que tenham personalidades compatíveis e que acreditem na missão e nos valores da organização, mesmo que o currículo ou o nível de experiência não seja o desejado. A garra e a força de vontade podem ser mais importantes do que outros requisitos.



Incentive o crescimento de toda a equipe, fornecendo sessões constantes de treinamento para criar e estimular a proatividade, a auto eficácia, o otimismo, o entusiasmo, além de outras qualidades humanas importantes básicas e fundamentais. Aumente o envolvimento dos funcionários treinando-os para estabelecer objetivos desafiadores, mensuráveis ​​e valiosos até mesmo para suas vidas, aprendendo a aplicar estratégias para atingir metas e superar obstáculos. Da mesma forma, proporcione oportunidades para que eles possam descobrir e utilizar seus pontos fortes e talentos. Essa é uma ótima forma de aumentar a motivação interna, e tem sido aplicada em diversas empresas por meio de intervenções que ajudam a rastrear o talento de cada pessoa, e o cargo mais compatível com esses traços.

Funcionários influenciam-se mutuamente através do desempenho e do comportamento um do outro, e por essa razão, aqueles mais motivados podem se tornar modelos para seus colegas. Desenvolver uma cultura de incentivo à positividade na construção de relacionamentos e uma rede de apoio interna, amplia o espectro de resolução de problemas entre colegas de trabalho, e cria um ambiente mais estimulante e acolhedor, proporcionando um ganho coletivo.



Cada vez mais as pessoas buscam um trabalho que seja intrinsecamente motivador e que ofereça crescimento e satisfação. Se elas se sentem apoiadas e valorizadas, estarão mais comprometidas e engajadas com a organização e se tornarão um bem continuamente maior, afinal, o crescimento da empresa está diretamente ligado ao investimento que ela faz no bem-estar e nas potencialidades dos seus funcionários.

Sálua Omais é Psicóloga com Mestrado em Psicologia da Saúde e Saúde Mental, 
Master Coach e Master Trainer em Psicologia Positiva pela European Positive Psychology Academy, Trainer em Neurossemântica e Programação Neurolinguística pela International Society of Neurossemantics (USA) e autora do Manual de Psicologia Positiva (Ed. Qualitymark/2018)
Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário