segunda-feira, 27 de agosto de 2018

INFLUÊNCIA & PERSUASÃO



Ao longo da vida, a maioria das pessoas não são acostumadas a enxergar, com bons olhos, o ato de convencer alguém. A Persuasão nada mais é do que uma estratégia de comunicação onde se utilizam recursos e argumentos, com o fim de convencer alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação, e pode ser aplicado em todas as dimensões da vida, e não apenas com o intuito de obter vantagens econômicas ou profissionais. De acordo com alguns estudos, o ser humano é exposto, em média, a cerca de 300 a 600 anúncios diariamente, seja em meios impressos, áudio-visuais, mídias digitais, ou nos tradicionais meios de comunicação. No entanto, apesar de grande parte das pessoas ainda associarem a persuasão à área comercial, ao ato de “vender” alguma coisa, ou então, a profissões específicas, como a área jurídica, administrativa ou publicitária, o ato de convencer pessoas está presente o tempo todo em nossas vidas, desde um relacionamento entre pais e filhos, ou entre um casal, até o trabalho que exercemos. Somos influenciados o tempo todo por notícias, informações, imagens, vídeos, coisas, e, principalmente, pessoas.

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Existem diversas técnicas e estratégias ligadas à persuasão. Alguns profissionais, no estilo mais antigo, podem usar elementos não muito éticos para conseguirem obter o que querem, como o exagero ou a mentira, o que gerar altas expectativas nas pessoas. O problema é que, se essa expectativa não corresponder à realidade, perde-se a confiança, e dificilmente a pessoa dará uma nova chance a esse profissional. Hoje, mais do que nunca, a sinceridade, a ética e o caráter tem sido as melhores estratégias para influenciar pessoas de forma mais duradoura e profunda. 

Obviamente alguns fatores ajudam profissionais a ganhar a confiança, nos tornando mais inclinados a aceitar a proposta de alguém. Um profissional que é um especialista ou autoridade em determinado assunto, ou alguém que possui algum vínculo de confiança conosco, assim como, o senso de gratidão e reciprocidade para retribuir alguma gentileza, são algumas atitudes que influenciam nossas decisões e opiniões. Propostas consistentes com nossas crenças e que tenham um senso lógico e útil, bem como o senso popular, estatísticas e outras evidências, podem facilitar esse processo também, além de outras estratégias.

Resultado de imagem para PERSUASIONO importante é deixar claro que a persuasão não é algo útil apenas para profissionais de marketing e vendedores em geral. Ela pode ser utilizada desde uma negociação entre uma mãe que tenta convencer seu filho a ingerir alimentos mais saudáveis ou a realizar uma lição de casa, até uma campanha nacional, na área da saúde, que busca convencer as pessoas a pararem de fumar, ou a realizar exames preventivos para um diagnóstico precoce de alguma doença. Aprender a utilizar a persuasão, de forma ética, na vida cotidiana pode levar pessoas a negociarem e se relacionarem melhor, a aprender a ceder em alguns momentos, e se impor em outros, e assim aumentar a probabilidade de alcançar o que desejam. Influenciar e convencer pessoas nem sempre é algo feito para ludibriar alguém, mas pode, em muitos momentos, ser uma forma de alertar, educar, ajudar ou proteger alguém que gostamos, e que ainda não tem conhecimento ou motivação para aderir a uma nova ideia, a uma opinião diferente da sua, ou à possibilidade de mudar sua forma de agir no mundo.


Sálua Omais é psicóloga e professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tendo sido a 1º profissional a implantar, no estado de Mato Grosso do Sul, a disciplina de Felicidade & Inteligência Emocional como parte da grade acadêmicaPossui Mestrado em Psicologia da Saúde e Saúde Mental, Master Coach e Master Trainer em Psicologia Positiva pela European Positive Psychology Academy, Educadora Certificada pela Positive Discipline Association (USA), Trainer em Neurossemântica e Programação Neurolinguística pela International Society of Neurossemantics (USA). É autora dos livros "Jogos de Azar" (Ed. Juruá/2008) e "Manual de Psicologia Positiva" (Ed. Qualitymark/2018). 



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