
Ao longo da vida, a maioria das pessoas não são acostumadas a enxergar, com bons olhos, o ato de convencer alguém. A Persuasão nada mais é do que uma estratégia de comunicação onde se utilizam recursos e argumentos, com o fim de convencer alguém a aceitar uma ideia, uma atitude, ou realizar uma ação, e pode ser aplicado em todas as dimensões da vida, e não apenas com o intuito de obter vantagens econômicas ou profissionais. De acordo com alguns estudos, o ser humano é exposto, em média, a cerca de 300 a 600 anúncios diariamente, seja em meios impressos, áudio-visuais, mídias digitais, ou nos tradicionais meios de comunicação. No entanto, apesar de grande parte das pessoas ainda associarem a persuasão à área comercial, ao ato de “vender” alguma coisa, ou então, a profissões específicas, como a área jurídica, administrativa ou publicitária, o ato de convencer pessoas está presente o tempo todo em nossas vidas, desde um relacionamento entre pais e filhos, ou entre um casal, até o trabalho que exercemos. Somos influenciados o tempo todo por notícias, informações, imagens, vídeos, coisas, e, principalmente, pessoas.
Existem diversas técnicas e estratégias ligadas à persuasão. Alguns profissionais, no estilo mais antigo, podem usar elementos não muito éticos para conseguirem obter o que querem, como o exagero ou a mentira, o que gerar altas expectativas nas pessoas. O problema é que, se essa expectativa não corresponder à realidade, perde-se a confiança, e dificilmente a pessoa dará uma nova chance a esse profissional. Hoje, mais do que nunca, a sinceridade, a ética e o caráter tem sido as melhores estratégias para influenciar pessoas de forma mais duradoura e profunda.
Obviamente alguns fatores ajudam profissionais a ganhar a confiança, nos tornando mais inclinados a aceitar a proposta de alguém. Um profissional que é um especialista ou autoridade em determinado assunto, ou alguém que possui algum vínculo de confiança conosco, assim como, o senso de gratidão e reciprocidade para retribuir alguma gentileza, são algumas atitudes que influenciam nossas decisões e opiniões. Propostas consistentes com nossas crenças e que tenham um senso lógico e útil, bem como o senso popular, estatísticas e outras evidências, podem facilitar esse processo também, além de outras estratégias.
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