domingo, 20 de janeiro de 2019

DEPRESSÃO – UM OLHAR ATENTO

Imagem relacionada

Todos nós passamos por tristeza em momentos da vida, assim como por outras emoções não tão agradáveis como gostaríamos. São momentos em que paramos para refletir sobre os erros, sobre aquilo que poderíamos ter evitado, ou simplesmente, sobre como o mundo funciona. Passar por tais situações sempre nos leva a algum aprendizado, e com isso nos tornamos mais preparados para enfrentar novos desafios. O problema, porém, acontece quando, essa sensação desconfortável dura um tempo mais longo do que o normal, e a pessoa não consegue mais desligar os pensamentos daquilo que a aflige, fazendo com que o ciclo negativo persista dentro da mente. 

A depressão é causada por uma combinação de fatores genéticos, biológicos, psicológicos, sociais e ambientais. Grandes mudanças na vida, traumas, stress, histórias familiares de depressão, doenças crônicas como câncer, ou outras doenças que acometem ou limitam de certa forma as atividades da pessoa, comprometendo o funcionamento normal de algum órgão ou membro do corpo, tudo isso pode colaborar para o surgimento ou agravamento da doença. Atinge milhões de pessoas ao redor do mundo e interfere nas atividades da vida diária de forma profunda e duradoura, refletindo não só na vida pessoal do indivíduo, como nas suas relações sociais, profissionais e na sua saúde física. 

Resultado de imagem para DEPRESSION
É um problema que afeta pessoas diferentes de maneiras diferentes, onde a maioria experimenta uma combinação de sintomas como tristeza prolongada, sentimentos de desamparo, um vazio interior, desesperança com relação ao futuro, sentimentos de culpa, cansaço crônico e sem um motivo real, raiva e irritabilidade, problemas ligados ao sono, podendo algumas vezes ser representado por insônia ou do contrário, por sono excessivo. Existem ainda mudanças no apetite, assim, tanto o comer excessivo como a redução drástica na alimentação, ambos podem ser sinais de que a doença está presente. Dores crônicas também podem estar envolvidas com a depressão, tendo em vista que nossas emoções também refletem em nosso corpo. Dores de cabeça frequentes, dores no estômago, nas articulações, podem estar direta ou indiretamente relacionadas com a depressão. Do ponto de vista social, a pessoa deprimida se isola de amigos, parentes e perde a vontade de fazer muitas das coisas que fazia antes, até mesmo as atividades que eram antes, para ela, atividades prazerosas. Pensamentos negativos se tornam recorrentes na mente, como pensamentos de rejeição, de abandono, de não-merecimento, de inferioridade e inadequação perante outras pessoas, e, pensamentos de morte ou suicídio. 

É importante lembrar que um ou alguns dos sintomas acima nem sempre determinam que uma pessoa está passando ou não pelo problema. O diagnóstico da doença é algo que somente um profissional habilitado pode fazer. A depressão não é um sinal de fraqueza. Não é algo que você possa simplesmente "sair de dentro". É uma doença que requer tratamento profissional e multidisciplinar, que envolva não apenas medicamentos, mas tratamentos como a psicoterapia, que possibilitem a pessoa lidar com a doença de forma mais independente e duradoura, ajudando-a a mudar seus pensamentos disfuncionais, lidar com a desesperança e outros sintomas relacionados, retornando o quanto antes às suas atividades diárias, e retomando novamente o rumo natural da vida.

Sálua Omais é psicóloga e professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tendo sido a 1º profissional a implantar, no estado de Mato Grosso do Sul, a disciplina de Felicidade & Inteligência Emocional como parte da grade acadêmicaPossui Mestrado em Psicologia da Saúde e Saúde Mental, Master Coach e Master Trainer em Psicologia Positiva pela European Positive Psychology Academy, Educadora Certificada pela Positive Discipline Association (USA), Trainer em Neurossemântica e Programação Neurolinguística pela International Society of Neurossemantics (USA). É autora dos livros "Jogos de Azar" (Ed. Juruá/2008) e "Manual de Psicologia Positiva" (Ed. Qualitymark/2018). 



ACESSE MAIS CONTEÚDOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário