sábado, 9 de março de 2019

OS BENEFÍCIOS DA CORRIDA PARA A MENTE

Imagem relacionada

Falar dos benefícios das atividades físicas já se tornou um clichê, pois todos sabemos o quanto a saúde tem a ganhar com isso. No entanto, nos últimos anos, temos observado um crescimento do número de pessoas apaixonadas pela corrida e de participantes de maratonas, que até algum tempo atrás era algo mais voltado para atletas. Existe sim algo especial na corrida, além de emagrecer, que faz com que ela seja o esporte de escolha de tantas pessoas. Os benefícios gerados pela corrida para a saúde mental, especificamente, ultrapassam os efeitos dos hormônios do bem-estar gerados pela atividade física tradicional, que geram a sensação de euforia, de felicidade e bem-estar.

Um dos maiores benefícios da corrida é o alívio do estresse, fazendo com que a tensão pelos problemas da vida se percam pelo caminho. A corrida, por ser uma atividade intensa, que exige muita energia e foco, faz com que deixemos os problemas em segundo plano, além de ser também uma forma de extravasar a agressividade e raiva. Pesquisas já chegaram à conclusão que o treinamento aeróbico acaba criando no indivíduo um processo que aumenta o nível de resiliência ao estresse, a curto e longo prazo. Uma das razões para isso acontecer, é que o exercício aeróbico aumenta os níveis de neurotransmissores, como a serotonina e a norepinefrina, e faz com que o cérebro gere novos neurônios, melhorando a qualidade do sono, o humor e a capacidade de concentração. A corrida repercute diretamente no funcionamento psicológico e na saúde emocional. Correr cria um senso de confiança, de força e muita resistência psíquica, pois o corredor se coloca diante de um desafio, que ele mesmo se supera a cada minuto, a cada quilômetro percorrido. Ao contrário de somente falar “eu consigo”, ele prova para si mesmo que consegue por meio de metas concretas de superação, e agindo constantemente contra a vontade tentadora de desistir pelo cansaço. Proporciona uma sensação de poder e liberdade, que repercutem na autoestima e na autoimagem. 

A corrida tem sido prescrita por profissionais da área da saúde como uma alternativa para tratar a depressão clínica e vícios em geral (álcool, drogas, compulsões, entre outros). Menos tensão, menos depressão, menos cansaço e menos confusão são apenas algumas das mudanças que podem acontecer após o início de um programa regular de corrida. Correr dá algo para as pessoas concentrarem, permitindo que vejam algo além de seu estado deprimido ou vício. 

Imagem relacionada

Correr pode ajudar a treinar a mente da mesma forma que treinar o corpo. Tanto a corrida de alta intensidade, quanto a corrida aeróbica de baixo impacto podem melhorar as habilidades de aprendizado, sendo fortemente associados às funções cognitivas do cérebro, como a memória por exemplo. Novas ideias brotam, soluções para problemas antigos, e um revigoramento do corpo e da mente para a rotina da vida e do trabalho. A atividade física intensa é um estímulo também à criatividade e um antídoto para a procrastinação, principalmente aquela procrastinação onde deixamos as coisas para fazer “depois” porque estamos com preguiça, ou não estamos afim de fazer porque é “chato”. Aprende-se a desenvolver foco e determinação para superar obstáculos e fadiga. 

Outro ponto interessante, é que o corredor passa a ter uma nova forma de olhar para os problemas, sejam eles grandes ou pequenos, criando mais coragem e recursos para enfrentá-los e superá-los. E o mais interessante de tudo isso é quando o indivíduo consegue perceber quando a força física e a força emocional se tornam uma coisa só, chegando à conclusão de que a vontade e a força que fazem com que o corpo passe por corridas longas acaba gerando a força necessária em outras áreas da vida, e vice-versa.

Sálua Omais é psicóloga e professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tendo sido a 1º profissional a implantar, no estado de Mato Grosso do Sul, a disciplina de Felicidade & Inteligência Emocional como parte da grade acadêmicaPossui Mestrado em Psicologia da Saúde e Saúde Mental, Master Coach e Master Trainer em Psicologia Positiva pela European Positive Psychology Academy, Educadora Certificada pela Positive Discipline Association (USA), Trainer em Neurossemântica e Programação Neurolinguística pela International Society of Neurossemantics (USA). É autora dos livros "Jogos de Azar" (Ed. Juruá/2008) e "Manual de Psicologia Positiva" (Ed. Qualitymark/2018). 



ACESSE MAIS CONTEÚDOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:



Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário