
Nos últimos anos, diversas áreas da saúde investiram em pesquisas ligadas à qualidade de vida, à motivação e à satisfação no trabalho de modo geral. Isso se deve tanto pelas necessidades de empresas e organizações, como pelo fato de que o trabalho afeta diretamente a saúde física e emocional do trabalhador. Vida e trabalho são elementos cada vez mais inseparáveis, afinal, somos um ser único. Quando falamos em trabalho ideal, existem basicamente dois caminhos a escolher: encontrar um trabalho que faça sentido em nossas vidas, ou então, encontrar esse sentido no próprio trabalho que realizamos, ou então, continuaremos a esperar que momentos de satisfação na vida fiquem restritos somente ao tão esperado ‘’final de semana’’, onde buscaremos, fora do ambiente de trabalho, algum resquício de felicidade, que nem sempre é suficiente.

Um nível cada vez maior de atenção tem sido focado no significado no trabalho por meio de outra problemática – o próprio local de trabalho, e isso, já é da responsabilidade do empregador. Para aumentar o engajamento, além da atividade em si, é preciso elevar o valor do trabalho e do trabalhador. Existe uma necessidade fundamental das organizações de se criar um ambiente que gere motivação , e que gere saúde e bem-estar entre aqueles que ali trabalham. Empresas mais modernas, que enxergam a importância desses elementos para a própria saúde financeira e lucratividade da organização, passaram a investir e modernizar seus ambientes. Criar um ambiente de trabalho significativo requer mais do que ‘’boas intenções’’, mas sim ações reais e efetivas.
E por fim, o significado do trabalho também é responsabilidade da própria sociedade, a qual, em diversos momentos acaba valorizando ou desvalorizando atividades que consideram mais importantes do que outras. E aí fica a pergunta: o quanto nós realmente valorizamos certas atividades profissionais? O quanto reconhecemos um bom atendimento ou serviço? Por que reclamar é tão fácil, e elogiar parece algo falso, pesado e superficial? Cada vez mais, organizações terão que se adaptar a uma versão mais humanista do trabalho. Focar no lado humano não quer dizer abrir mão do crescimento ou dos lucros da empresa, mas sim, criar estratégias mais inteligentes no mundo dos negócios, gerar uma nova consciência que fortaleça a confiança entre as pessoas, e assim trazer um significado mais profundo para o trabalho em si , além do respeito e dignidade àqueles que o realizam.
Sálua Omais é psicóloga e professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tendo sido a 1º profissional a implantar, no estado de Mato Grosso do Sul, a disciplina de Felicidade & Inteligência Emocional como parte da grade acadêmica. Possui Mestrado em Psicologia da Saúde e Saúde Mental, Master Coach e Master Trainer em Psicologia Positiva pela European Positive Psychology Academy, Educadora Certificada pela Positive Discipline Association (USA), Trainer em Neurossemântica e Programação Neurolinguística pela International Society of Neurossemantics (USA). É autora dos livros "Jogos de Azar" (Ed. Juruá/2008) e "Manual de Psicologia Positiva" (Ed. Qualitymark/2018).
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