sexta-feira, 28 de junho de 2019

AUTOCONFIANÇA EM SERMOS QUEM REALMENTE SOMOS


Um comportamento que todos querem mas que, infelizmente não é uma receita de bolo, muito menos uma habilidade que se adquire do dia para a noite. A autoconfiança está intimamente relacionada à autoestima e à sensação de bem-estar e satisfação pessoal, o que nos impulsiona a enfrentar desafios cada vez maiores, com coragem e ousadia.Construir confiança significa dar pequenos passos que deixam uma sensação duradoura de realização. Está ligado intimamente a experiências passadas, e também, à forma como nos enxergamos, a um senso de autoeficácia, construído ao longo do tempo, mas que também, recebe influências externas muito fortes, sobretudo do contexto familiar. 


Se você já aprendeu algo, domina algum tipo de habilidade, consegue se comunicar com clareza e assertividade, ou já superou obstáculos para chegar onde chegou, provavelmente isso já é um reforço positivo. Obviamente que a confiança também está envolvida com o nível de experiência e competência em determinadas tarefas, o que acaba elevando o nível de motivação para ampliar ainda mais essas habilidades. Pensamentos e dúvidas constantes do tipo “e se...”; “e se eu falhar?”; “e se eu me arrepender?” são uma constante em pessoas onde a insegurança impera. É como se o cérebro ativasse diversos alarmes, tentando prever e antecipar as piores consequências afim de nos proteger, quando na verdade, o que acontece é um estado de paralisia, e uma forte tendência a recuar e não enfrentar da situação. Uma pessoa autoconfiante faz com que esses pensamentos deixem de ser paralisantes, até porque a pessoa consegue equilibrar perspectivas positivas também, e não apenas as negativas. Isso nos faz agir e sentir mobilizados com o progresso alcançado, sejam eles pequenos ou grandiosos.

A autoconfiança está diretamente ligada à capacidade de estarmos dispostos a aceitar erros e crescer com isso. Baixa autoconfiança, gera ruminação, medos, suposições, hipóteses, preocupações demais e uma necessidade de controlar aquilo que é incontrolável, além de uma sensação de cansaço e exaustão física e mental. A ruminação excessiva só nos leva a desistir de coisas que gostaríamos de fazer. Autoconfiança não significa que erros não acontecerão. Falhas e erros levam ao crescimento e o fracasso faz parte da vida e nos ajudam a quebrar o velho mito de esperar que tudo esteja 100% perfeito antes de agir. A verdade é que os outros estão tão envolvidos em seus próprios pensamentos e preocupações, que esse medo, mesmo sendo real, na maioria das vezes é desproporcional. 

Quebrar o ciclo de pensar demais e acalmar nosso eu crítico interior é um dos grandes passos. Pessoas autoconfiantes, ficam menos focadas em si, e, ao invés de ficarem achando que o mundo está reparando em tudo o que falam ou fazem, acabam desenvolvendo mais empatia. A comparação é outra grande armadilha. Cada indivíduo tem a sua forma autêntica de ser, de falar, de agir, e por isso, modelos padronizados tendem a dificultar ainda mais o lado autêntico das pessoas, que faz com que sejam quem são, espontaneamente. Pode parecer um paradoxo mas, a autoconfiança é uma característica justamente dos imperfeitos, e, aceitar essa imperfeição nos torna mais humanos, únicos e autênticos, mostrando o brilho especial que existe dentro de cada um. 

Sálua Omais é psicóloga e professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tendo sido a 1º profissional a implantar, no estado de Mato Grosso do Sul, a disciplina de Felicidade & Inteligência Emocional como parte da grade acadêmicaPossui Mestrado em Psicologia da Saúde e Saúde Mental, Master Coach e Master Trainer em Psicologia Positiva pela European Positive Psychology Academy, Educadora Certificada pela Positive Discipline Association (USA), Trainer em Neurossemântica e Programação Neurolinguística pela International Society of Neurossemantics (USA). É autora dos livros "Jogos de Azar" (Ed. Juruá/2008) e "Manual de Psicologia Positiva" (Ed. Qualitymark/2018). 


ACESSE MAIS CONTEÚDOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário