quarta-feira, 17 de outubro de 2018

ORIENTAÇÃO VOCACIONAL EM TEMPOS DE ENEM: O QUE FAZER QUANDO CHEGA A HORA DE ESCOLHER A PROFISSÃO?



Essa é uma época um pouco dramática para milhares de estudantes no país: checar o resultado do Enem. Não é nada fácil para a grande maioria dos jovens, após um longo período de esforço e dedicação, se deparar com uma pontuação inesperada, e claro, insuficiente para entrar no curso dos sonhos. A frustração pode ser o momento ideal para se refletir sobre o melhor caminho a seguir. Como diz o ditado, “há males que vem para o bem”, e por isso, não ter alcançado a nota necessária para ingressar no tão sonhado curso que a maioria busca, pode ser um divisor de águas, fazendo com que se busque novas alternativas para encontrar a verdadeira vocação (e não aquela mais valorizada socialmente). O valor de uma profissão é algo que nós podemos criar conforme a nossa dedicação, e está diretamente ligada às nossas afinidades, gostos, talentos e ao significado que ela tem para nós.

Imagem relacionadaA família busca sempre oferecer algo que seja mais “seguro” e “garantido” para o futuro dos filhos, tanto financeira como profissionalmente, e esse é um dos motivos pelo qual a Medicina ainda é a primeira escolha da maioria dos jovens. Mas as coisas não são tão simples e são poucos os que realmente conhecem os “bastidores” da vida de um médico. A estabilidade e a gratificação financeira de uma profissão é sem dúvida uma das grandes recompensas do trabalho, mas ainda não é a maior. Existem outros fatores que só são percebidos com o tempo e ao longo da trajetória profissional. Qualidade de vida, tempo para si e para a família, satisfação pessoal, e sobretudo, gostar do que se faz, são fatores que se tornam ainda mais importantes com o passar dos anos.

A orientação vocacional surgiu há muito tempo como um instrumento auxiliar, para ajudar a descobrir quais as áreas profissionais mais compatíveis com o perfil e a personalidade de uma pessoa. Entretanto, infelizmente esse instrumento não tem sido bem utilizado, pois não se descobre a verdadeira vocação simplesmente aplicando um teste uma ou duas vezes, e pronto: num passe de mágica, achamos a profissão ideal para você! Não é assim. Parece um paradoxo, mas um dos maiores desafios do ser humano é saber o que se quer da vida!

Por essa razão, descobrir uma vocação é um processo longo, onde é necessário que antes da escolha de uma carreira, o jovem possa ter um conhecimento mais profundo dos seus gostos, dos seus valores mais profundos, das suas aptidões, das suas forças pessoais e de seus talentos. A lista das profissões vem depois, quando o jovem já sabe realmente o que o motiva, o que mais desperta seu interesse, e quais as suas habilidades naturais. A Psicologia Positiva, um dos ramos mais novos da Psicologia atual, estabeleceu uma lista das principais forças humanas, pontos fortes e talentos. À medida que a pessoa consegue aliar suas próprias forças com uma profissão que exige a utilização delas, tem-se aí o casamento perfeito para se alcançar a realização pessoal e profissional. 

Resultado de imagem para CHOOSING CAREER

A orientação vocacional, ao contrário que muitos acreditam, não consiste simplesmente da aplicação de testes padronizados, mas é na realidade um conjunto de várias técnicas onde se inclui reflexões, trocas de ideias, e, sobretudo, uma busca pessoal daquilo que a pessoa pode oferecer de melhor para a sociedade, conforme sua personalidade, talentos e habilidades. Escolher uma profissão exige um amadurecimento mental e emocional, que, se no momento da escolha, ainda não é ideal em razão da tenra idade do jovem, pode ao menos ser desenvolvida por meio de um processo de autoconhecimento que o leve a descobrir quem ele realmente é, e o que ele realmente gosta de fazer.

Sálua Omais é psicóloga e professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tendo sido a 1º profissional a implantar, no estado de Mato Grosso do Sul, a disciplina de Felicidade & Inteligência Emocional como parte da grade acadêmicaPossui Mestrado em Psicologia da Saúde e Saúde Mental, Master Coach e Master Trainer em Psicologia Positiva pela European Positive Psychology Academy, Educadora Certificada pela Positive Discipline Association (USA), Trainer em Neurossemântica e Programação Neurolinguística pela International Society of Neurossemantics (USA). É autora dos livros "Jogos de Azar" (Ed. Juruá/2008) e "Manual de Psicologia Positiva" (Ed. Qualitymark/2018). 



ACESSE MAIS CONTEÚDOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário