sexta-feira, 1 de março de 2019

AUTOCONTROLE: APRENDENDO A GERENCIAR IMPULSOS E EMOÇÕES

Imagem relacionada

Ter o controle sobre si e sobre as próprias emoções e sentimentos, é uma habilidade necessária e indispensável para o bem-estar emocional e relacionamentos sociais de modo geral. Pessoas que deixam-se governar por impulsos do momento, acabam perdendo o foco e o domínio sobre situações rotineiras da vida. Comportamentalmente, a autorregulação é a capacidade de agir buscando algo melhor a longo prazo, alinhando-se com aqueles valores mais importantes, mesmo contrariando a emoção do momento. É a capacidade de se acalmar, quando estamos com raiva, ou então, de encontrar algo que nos motive ou alegre, quando estamos chateados. 

Resultado de imagem para SELFCONTROL EMOTIONS
As emoções movem e motivam o comportamento humano. Eles nos energizam enviando sinais químicos aos músculos e órgãos do corpo, preparando para a ação, ou, em outros casos, simplesmente nos deixam paralisados. Emoções podem ser sutis ou intensas, conscientes ou inconscientes, porém, elas geralmente geram três tipos básicos de comportamento no ser humano: evitação, atração ou ataque. As emoções que geram a aproximação, são emoções geralmente positivas, que despertam na pessoa a vontade de obter mais de algo, experimentar mais, descobrir mais, aprender mais ou apreciar mais. Alguns tipos comuns de emoções de atração são o interesse, a compaixão, a confiança e o amor, e os comportamentos mais comuns nesse caso são aprender, encorajar, relacionar, negociar, cooperar, agradar, influenciar, orientar, estabelecer limites e proteger. Já a evitação e o ataque, geralmente são reações ligadas a emoções negativas. Na evitação, a pessoa busca se afastar de algo que a incomoda, que causa dor ou esforço demais, ou que a ameaça de alguma forma, e os comportamentos mais comuns são ignorar, rejeitar, desviar o olhar, dispensar, ou simplesmente fugir e adiar compromissos ou ações para depois. 

E, finalmente, a reação de ataque, é aquela que gera os comportamentos mais agressivos e destrutivos do ser humano, como desvalorizar alguém, insultar, criticar, agredir, prejudicar, coagir, dominar, incapacitar ou destruir. As emoções ligadas a esses comportamentos são a raiva, o ódio, o desprezo e também, a insegurança, que são característicos de indivíduos manipuladores, dominadores, ameaçadores, intimidadores, e abusivos. É importante lembrar que o autocontrole não é uma qualidade necessária somente para evitar a agressividade, mas também para evitar que tais emoções não acabem sendo descarregadas em outros objetos ou situações, como na alimentação, nas compras, na bebida, etc.



A autorregulação, ou autocontrole, fica mais difícil de ser desenvolvida quando a pessoa está focada nos sentimentos, justamente pelo fato de que muitas vezes, emoções e sentimentos são ampliados, exagerados ou distorcidos, dependendo da situação. Uma pessoa governada somente pela emoção, pode estar mais vulnerável a compulsões e vícios em geral. Daí a importância dos valores, sejam eles pessoais, familiares, culturais, sociais, éticos ou morais. São os valores que guiam, fortalecem e ajudam o ser humano a controlar seus impulsos mais primitivos, fazendo com que a pessoa tenha mais autonomia, mais direcionamento e mais responsabilidade sobre seus atos.

Sálua Omais é psicóloga e professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tendo sido a 1º profissional a implantar, no estado de Mato Grosso do Sul, a disciplina de Felicidade & Inteligência Emocional como parte da grade acadêmicaPossui Mestrado em Psicologia da Saúde e Saúde Mental, Master Coach e Master Trainer em Psicologia Positiva pela European Positive Psychology Academy, Educadora Certificada pela Positive Discipline Association (USA), Trainer em Neurossemântica e Programação Neurolinguística pela International Society of Neurossemantics (USA). É autora dos livros "Jogos de Azar" (Ed. Juruá/2008) e "Manual de Psicologia Positiva" (Ed. Qualitymark/2018). 



ACESSE MAIS CONTEÚDOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário