sexta-feira, 6 de setembro de 2019

INSÔNIA E PROBLEMAS COM O SONO



Dormir é tudo de bom. Isso para aqueles que tem a facilidade de cair no sono. Já para quem não consegue, dormir acaba sendo um ‘’luxo’’. Problemas com o sono acontecem de maneiras diversas. Alguns têm dificuldade em adormecer. Alguns têm problemas para se manter dormindo por longo tempo, sem acordar no meio da noite. E outros, se deixar, podem dormir o dia todo. Esses tipos de problemas de sono podem inibir o sono restaurador, algo fundamental para a saúde do cérebro.
Uma boa noite de sono restaura o sono do mesmo modo que se restaura uma rua esburacada. Para reparar os buracos de uma rua, a primeira coisa que se faz é interromper o tráfego ou permitir a passagem apenas de um trafego mínimo na via, para que o trabalho de reparo possa ser realizado de forma rápida e efetiva. O mesmo acontece com o cérebro. Assim como a rua, o cérebro pode ser reparado melhor quando o tráfego parar.

À medida que o dia passa, o corpo começa a dar sinais de que precisa de uma pausa, e aí começa a sensação de sonolência. E o que fazer para se ter uma noite de sono realmente restauradora? Dicas de praxe são relacionadas aos hábitos de higiene do sono, que basicamente são aqueles comportamentos que fazemos – ou não fazemos - próximos ao horário de ir para a cama. Exercício físico é ótimo para o corpo, porém quando realizado muito próximo do horário de dormir, também pode comprometer a qualidade do sono. Outro ponto importante é o ambiente e horário de descanso. Ir para a cama e acordar todos os dias à mesma hora ajuda a educar o corpo quanto ao momento de dormir. Uso excessivo de cafeína e álcool, bem como locais onde existem ruídos constantes, ou feixes de luz mesmo que mínimos, como a luz vermelha da Tv, do laptop, do celular ou do ar condicionado, também já são suficientes para se ter uma noite mal dormida. Temperatura ambiente, tanto o frio, como o calor excessivo, assim como a qualidade do travesseiro ou do colchão são decisivos para um descanso efetivo, tanto física, quanto mentalmente.
Comportamentos prévios ao horário de dormir também devem ser percebidos, como por exemplo, o uso do celular ou do computador durante a noite, bem como, a qualidade da alimentação, e fatores emocionais como stress, a ansiedade, preocupações e outros fatores que impedem um relaxamento tanto da mente como do corpo, prejudicam o sono. Problemas de sono podem causar problemas de memória, pensamento, humor, depressão, ansiedade, fadiga crônica e também problemas no metabolismo em geral.


Durante o sono, o cérebro é capaz de reparar e cultivar estruturas que se regeneram e fortalecem também o sistema imunológico. É a pausa necessária para que a mente se reorganize. Às vezes, na tentativa de aproveitarmos ao máximo o tempo à noite, muitos abrem mão do descanso para adiantar atividades de estudo ou de trabalho. Mas é preciso lembrar que aproveitar o tempo não é apenas usá-lo ao máximo, mas sim, usá-lo com inteligência e efetividade. Um cérebro descansado, é capaz de produzir mais, melhor e em menos tempo, e isso sim é ser produtivo. Dormir não é perder tempo, mas sim ganhar em tempo de qualidade, pensar com mais qualidade e produzir com mais qualidade. O sono restaurador é vital e assim como a nutrição ou a atividade física, é um fator determinante para a saúde física, assim como para um bom desempenho mental e emocional. 



Sálua Omais é psicóloga e professora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), tendo sido a 1º profissional a implantar, no estado de Mato Grosso do Sul, a disciplina de Felicidade & Inteligência Emocional como parte da grade acadêmicaPossui Mestrado em Psicologia da Saúde e Saúde Mental, Master Coach e Master Trainer em Psicologia Positiva pela European Positive Psychology Academy, Educadora Certificada pela Positive Discipline Association (USA), Trainer em Neurossemântica e Programação Neurolinguística pela International Society of Neurossemantics (USA). É autora dos livros "Jogos de Azar" (Ed. Juruá/2008) e "Manual de Psicologia Positiva" (Ed. Qualitymark/2018). 


ACESSE MAIS CONTEÚDOS EM NOSSAS REDES SOCIAIS:


Compartilhe:

0 comentários:

Postar um comentário